TERCEIRA IDADE NÃO TEM SEUS DIREITOS RESPEITADOS

Idosos reclamam do descaso e desrespeito em espaços públicos da cidade

Jéssica Gidorini e Lyamara Alves (3ºA)

 Os direitos das pessoas com mais de 60 anos não se resumem a filas preferenciais, meias-entradas e andar de ônibus de graça. Porém, infelizmente, a maior parte da população não conhece o Estatuto do Idoso e só sabem que existem esses direitos básicos.

Em outubro de 2003, tornou-se Lei Federal o Estatuto do Idoso que regulariza os direitos da terceira idade, com a intenção de garantir a qualidade de vida, que além de ser um direito básico de qualquer ser humano, também compreende a necessidade do idoso à integração social, atendimento preferencial, saúde, lazer, educação e principalmente, dignidade e respeito. Na prática, nem tudo isso é cumprido.

A aposentada Neide Quintino de Freitas, 78 anos, diz que sofre com a falta de respeito regularmente, principalmente nos ônibus e hospitais.

 “Além dos motoristas não esperarem a gente subir direito nos ônibus, muita gente me trata mal. Já me falaram que velha deveria ficar em casa ou no asilo, que velha só atrasa a viagem”, afirma. Sobre os hospitais, Dona Neide diz que em outubro do ano passado foi pedido um exame no hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, porém, apenas agora em maio de 2015 o exame foi marcado “Precisava do exame rápido, fui obrigada a pagar um particular pela demora.”.

Quem também sofre com a demora nos hospitais públicos é a aposentada Rosalina de Campos, 65 anos, ela está há dois anos na fila de espera para uma consulta no hospital São Paulo. Rosalina reclama que a aposentadoria não é condizente com a realidade, já que muitas vezes é necessário deixar de comprar comida para comprar remédios que são muito caros. “Penso que deveríamos ter nossos direitos assegurados como em outros lugares”, diz.

A população idosa cresce a cada dia. De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, em 2013, o crescimento foi de 62% em Mogi das Cruzes nos últimos dez anos, assim, sendo de grande importância o cumprimento desses direitos. No Alto Tietê, algumas medidas foram tomadas para incentivar a população. Uma delas é a implantação das ATIs – Academias da Terceira Idade. Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 47 delas e 14 ainda serão instaladas pela cidade, além disso, existem os projetos que oferecem aulas de ginástica, musculação, entre outras atividades que são oferecidas nos centros esportivos e recreativos da cidade, ginásio de esportes e no Pró-Hiper, localizado no Mogilar.

De acordo com Carlos Frederico Abib, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mogi das Cruzes, todas as ATIs da cidade disponibilizam um professor de educação física, em horários específicos para ministrar aulas monitoradas, em razão da segurança e bem-estar dos idosos. Abib ainda afirma que existe um projeto em fase avançada para a implantação de um centro esportivo do idoso no bairro Ponte Grande em Mogi.

É de extrema importância que os idosos estejam cientes de seus direitos e deveres na sociedade, para que assim, possam cobra-los. Em caso de denúncias, reclamações ou informações, é possível consultar alguns órgãos específicos como o Conselho Municipal do Idoso ou a Delegacia de Proteção ao Idoso.

 

SERVIÇO

Delegacia de Proteção ao Idoso

Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes,  540 – Vila Mogilar.

Mogi das Cruzes, SP – CEP: 08773-490.

(11) 4790-2818

 

Conselho Municipal do Idoso (CMI)

E-mail: cmasmogidascruzes@gmail.com

Rua Francisco Franco, 123 – Centro.

Mogi das Cruzes – SP

(11) 4798-4716

DSCF2198

Idosos esperam para serem atendidos na Santa Casa de Mogi das Cruzes. Foto: Jéssica Gidorini.

 

 

DSCF2193

Idosos praticam esportes em ATI da cidade. Foto: Jéssica Gidorini.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s