CENTRO DE MOGI PRIORIZA PEDESTRES

Obras na Rua Professor Flaviano de Melo estão em fase final

Magda Nathia e Lílian Pereira (3°A)

Com o desenvolvimento econômico das cidades, muitas mudanças ocorrem num piscar de olhos, o que não é diferente da cidade de Mogi das Cruzes. Com o aumento da frota de veículos, a infraestrutura das ruas, que inicialmente eram destinadas a cavalos e carroças, não conseguia abrigar todo o movimento de pedestres e motoristas. Tal problema fez com que a Prefeitura tomasse medidas de reurbanização de ruas do centro da cidade, é o caso da Rua Professor Flaviano de Melo, uma das mais importantes do centro comercial de Mogi das Cruzes.

A obra na rua que abriga lojas tradicionais e o Mercado Municipal é de grande aguardo e de tamanha importância não só para o crescimento da economia local, mas também para a modernização da cidade e o acesso de pedestres que antes sofriam com as calçadas apertadas e a árdua circulação junto aos veículos. A finalidade da Prefeitura com a obra é dar prioridade aos pedestres, que terão um centro mais acolhedor e acessível, eliminando o trânsito na via.  As calçadas que antes tinham 90 cm passarão a ter 1,50 metros e foram aprovadas. “As calçadas antes eram muito apertadas e agora esse problema foi resolvido. Está até mais bonito”, diz a pedestre Giane Bittencourt.

Nos dias chuvosos, a rua ficava completamente alagada e sem condições de circulação, logo, as modificações não foram apenas na via em si, mas também na parte subterrânea com a tubulação de água e esgoto, e as galerias pluviais. Os tubos agora tem um diâmetro maior e a capacidade de maior vazão de água, o que soluciona o problema de alagamentos. As mudanças subterrâneas irão desde a Catedral de Santana até o Terminal Central, onde as águas desembocarão no ribeirão Ipiranga. Alguns canos captarão a água da chuva e armazenarão num local para o tratamento, sendo reutilizada posteriormente.

Os comerciantes locais foram instruídos sobre o possível transtorno em frente às lojas. A lojista Silene Franco diz que a falta de planejamento das obras causou prejuízo por não ter cumprido o prazo estabelecido, que era final do mês de abril. “A obra é positiva, mas deveria ser mais bem planejada”, afirma. A opinião também é compartilhada pela Presidente da Associação do Mercado Municipal, Celma de Deus. Para a presidente, as obras foram prejudiciais às vendas. “As mudanças atrapalham os clientes que chegam até o mercado de carro”.

Em contraponto, há os que vêem a mudança com confiança, como é o caso da comerciante Elizabeth Sasaki, que em sua perspectiva com certeza será muito melhor, conclui ainda que Mogi das Cruzes é uma cidade antiga e merece.

Já o trânsito que circulava na Rua Professor Flaviano de Melo foi remanejado em alguns trechos para ruas próximas, que não estavam preparadas para receber o tráfego, causando engarrafamentos. Para os motoristas, a lotação das ruas é um problema que até o momento não tem solução. “Se uma das ruas foi desabilitada para os carros, as outras teriam que estar aptas para receber uma quantidade maior dos mesmos”, afirma o motorista John Augusto.

A fim de diminuir os transtornos, a Prefeitura Municipal mudou o tempo dos semáforos e obras em avenidas perto da Flaviano de Melo estão sendo feitas para melhor circulação. A mudança no centro da cidade é cumprimento do artigo 13 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assegurando a todo indivíduo o direito de liberdade de locomoção, conhecido como o Direito de Ir e Vir.

MODERNIZAÇÃO DO CENTRO DE MOGI DAS CRUZES 2 (2)

Obras de reurbanização na Flaviano de Melo darão cara nova ao centro da cidade. Foto: Lílian Pereira.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s