COLETA SELETIVA EM MOGI VAI PARA O 3º ANO COM DESAFIOS

Rebeca Feitoza (3º B)

Originado de um convênio com a cidade de Toyama, no Japão, o Programa Recicla Mogi segue os princípios nipônicos de separação do lixo. A iniciativa teve início em 2013 e, em um ano, já recolhia cerca de 4% do material reciclável produzido pelas regiões atendidas.

Os moradores separam o lixo orgânico do reciclável, colocando o primeiro em sacos pretos e o segundo em sacos transparentes, a fim de facilitar o recolhimento do material. O caminhão do Programa passa em cada bairro duas vezes por semana, em dias previamente estabelecidos, para que a população saiba quando separar e deixar o lixo na rua. O destino do material é a usina de triagem, onde é feita a seleção e enfardamento dos produtos. Os fardos são vendidos para a empresa

Brasil Coleta, atuante na área de gerenciamento de resíduos. O chefe de divisão do Recicla Mogi, Jorge Coelho, esclarece que o Programa não faz reciclagem e sim a coleta de lixo reciclável e é também responsável por levar educação ambiental à população. O processo de reciclagem só é efetuado na indústria para a qual a Brasil Coleta encaminha o material.

Ao conversar com moradores de diversos bairros de Mogi das Cruzes, a maioria afirmou conhecer o programa e fazer a coleta em casa, porém alguns testemunharam não terem visto o caminhão passar em seus bairros. Mesmo assim muitos efetuam a separação do material e doam para coletores autônomos.

Segundo o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Programa distribui cartilhas nas escolas municipais a fim de ensinar a importância da coleta seletiva para as crianças. Além disso, no site afirma-se que é feita a distribuição de panfletos, cartazes e sacos plásticos transparentes aos moradores um pouco antes de o bairro começar a ser atendido. Porém, sobre essa iniciativa, a maior parte dos entrevistados afirmou não ter conhecimento.

Ao serem questionados sobre os benefícios trazidos para o bairro, os moradores disseram que o Programa tem gerado empregos, proporcionado maior limpeza e organização nas ruas, além de garantir um futuro melhor para seus filhos e netos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s